Creating with Love... Nuno Matos

De volta à rubrica Creating with Love, hoje não vamos conhecer mais uma criadora, mas sim um criador! Num mundo de crafters em que a maioria são mulheres, hoje dou-vos a conhecer o Nuno, que domina na perfeição a técnica da modelagem.

O seu projecto chama-se Bola de Neve e todo o seu trabalho é fantástico!

O Engenheiro

Conheci o Nuno na Papel & Companhia, e nunca vi ninguém a trabalhar tão bem esta técnica.
É mais um exemplo de alguém que se destaca pela diferença, originalidade e pela perfeição do seu trabalho. As suas criações são autênticas obras de arte e o seu estilo é inconfundível, todas elas são peças únicas e algumas têm uma boa pitada de humor.

Peixaria

Mercearia

Pastelaria

Talho

Gourmet

Como já é hábito, não podiam faltar as perguntinhas de praxe, e ao ler as respostas do Nuno, atrevo-me a dizer que o ele não tem medo de sonhar, e que certamente os seus sonhos o levarão bem longe. Espero que gostem, eu Adorei! :)

Garçon

Cozinheiro

Qual a tua profissã0?
A minha formação é em Design de Comunicação mas actualmente desenvolvo diversas actividades que posso considerar relacionadas com o Design, como seja a ilustração (colaboração com o Jornal i) e a Modelagem de peças /figuras em Fimo.

Auto Retrato

Como é que surgiu o teu interesse pela modelagem?
Desde criança. Os primeiros bonecos foram feitos em plasticina. Mais tarde passei a usar o Fimo e mais recentemente também a resina para trabalhos de quantidade.

Comemoração 50 anos

Há quanto tempo fazes trabalhos em pasta "Fimo"?
Desde 2004 que trabalho com Fimo de forma regular e profissional.

Luís de Camões

Onde vais buscar inspiração para as tuas peças?
Desde logo à minha imaginação e ao que me rodeia o que me obriga a uma atenção redobrada sobre o que se passa em meu redor. A observação é complementada por um trabalho de pesquisa de diversas fontes de informação e finalmente ainda recorro ao meu espírito crítico para concluir o processo criativo. Nas encomendas personalizadas parto do ponto que me é proposto pelos meu clientes para em interacção com eles chegar a um resultado final que a todos satisfaça.

Fernando Pessoa

Qual a peça mais difícil que fizeste até hoje?
A mais difícil foi talvez a primeira encomenda personalizada que executei em 2004. Tratava-se de um ciclista inspirado no filme de animação "Les Triplettes de Bellevilles". Pela sua complexidade constituiu um excelente desafio que absorveu muito tempo mas que me permitiu evoluir significativamente as técnicas de execução. Hoje o resultado final já não me satisfaz tanto mas ao mesmo tempo considerei o ciclista um "bom boneco".

O Ciclista - "Les Triplettes de Bellevilles"

E qual a que mais gostaste?
Não direi que tenho uma peça preferida,mas várias como por exemplo o "Vasco Santana". Tentei captar as suas características únicas que nos remetem para a história do cinema português. Espero ter conseguido. A criação das figuras dos elementos da Equipa do Estúdio de Design onde trabalhei em Estocolmo, foi também um dos trabalhos que mais gostei de fazer. Este trabalho teve a particularidade de me permitir observar as reacções dos meus colegas à medida que o trabalho evoluía o que tornou a execução muito participada e divertida. Nas encomendas personalizadas como é o caso das figuras para o topo do bolo de noivos, para além das sugestões que me são dadas, fixar os traços essenciais que caracterizam os noivos. Sempre que o consigo as peças passam a integrar o grupo das minhas preferidas.

Vasco Santana

Qual o projecto que mais ambicionas fazer?
Elaborar um filme de animação Stop-Motion. Apesar de já ter criado algumas curtas, gostaria de fazer parte de um projecto de maior dimensão. Colaborar com os estúdios Aardman, criadores de "Wallace and Gromit", da Laika, criadores de "Coraline" ou da Pixar, criadores de "Wall-E" é um dos meus objectivos do futuro.

Noivos para bolo de Noiva

Obrigada Nuno pela tua participação, espero sinceramente que consigas concretizar todos os teus objectivos e que num futuro próximo, na grande tela esteja lá o teu nome.
Parabéns pelo teu trabalho e mais uma vez Obrigada por teres tão abertamente aceite o meu convite e pela tua disponibildade.

Podem encontrar o trabalho do Nuno através do seu site www.bolaneve.net .